quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vereador do Futuro




A rotina da Câmara de Vereadores de Gravataí foi alterada na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, para receber os Vereadores do Futuro, Guilherme Bento  e Pedro Felipe Morsch da Silva. Os jovens, representantes das escolas Santa Rita de Cássia e Santa Luzia, que participam do Programa Vereador do Futuro, foram recebidos pela supervisora Ieda Freitas, e conheceram as dependências e o funcionamento da Casa. Uma das visitas aconteceu no gabinete do presidente Nadir Rocha (PMDB), que recebeu os jovens para uma conversa, que girou em torno das atribuições do Chefe do Legislativo, o funcionamento da Câmara, a composição das comissões e a importância do Legislativo. “É uma responsabilidade muito grande ser presidente e mesmo vereadores de uma Câmara. Vocês são o futuro da nossa política, que deve sempre, ser levada muito a sério, pois a vida de uma comunidade está em nossas mãos”, declarou Nadir aos rapazes.A programação contou ainda com a apresentação de um vídeo sobre a Câmara de Vereadores, seguido de uma aula, no Plenarinho, ministrada pelo vereador Ricardo Canabarro (PV), autor do Programa Vereador do Futuro. Guilherme e Pedro acompanharam a tudo com muita atenção e fizeram perguntas.Esclarecidas as dúvidas, e com mais conhecimento na bagagem, os jovens foram recebidos durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, que iniciou com a homenagem aos Vereadores do Futuro. Diante de uma animada platéia, Guilherme e Pedro foram empossados e diplomados Vereadores do Futuro, e ocuparam a tribuna com discursos redigidos por eles mesmos, conforme textos abaixo.

***

Olá, Boa Tarde! 

Sou Guilherme Bento e em primeiro lugar gostaria de agradecer a Deus por este momento e dizer que me sinto honrado em estar aqui nesta Sessão Solene de Posse como Vereador do Futuro. Peço licença dos presentes e cito um versículo do Salmo 127 da Bíblia Sagrada. Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 

Bem, agora gostaria de fazer alguns agradecimentos. Agradecer a Câmara de Vereadores de Gravataí pela oportunidade de estar participando do Programa Vereador do Futuro. Queria saudar os vereadores da bancada, as autoridades e a imprensa aqui presente. Um agradecimento especial e todo o meu reconhecimento e carinho à todos os meus familiares, amigos, professores, colegas que me apoiaram e que acreditaram no meu potencial e na minha capacidade.Agradecer a minha professora, a vereadora Anabel Lorenzi que me auxiliou neste Programa e parabenizar o aluno Pedro Morsch da escola Santa Luzia que também se inscreveu no Projeto, com o auxilio da professora Fernanda Kauer.

O interesse em participar do Programa Vereador do Futuro foi imediato, após eu ter visto a divulgação do mesmo eu comecei a escrever a redação e convidei a vereadora/professora Anabel Lorenzi para que fosse minha coordenadora no projeto. Felizmente, tive o apoio de muitas pessoas. Estas, muitas vezes me acalmaram e me incentivaram a ir atrás dos meus anseios, dos meus objetivos e agradecer a presença de todos que aqui estão.Eu sou engajado em projetos sociais. Faço voluntariado na Ong Te Liga na Vida fundada pelo deputado Marco Alba e na Ong Onda Socioambiental do Brasil fundada pelo Conselheiro Tutelar da gestão 2012, Joelson Cardoso. Com as ações sociais, aprendi muita coisa. Aprendi o que é o carinho de uma criança. Aprendi o quão é gratificante fazer uma criança sorrir. Para nós isso é tão pouco. Mas para elas faz uma enorme diferença em sua vida. O meu maior objetivo é trabalhar no ramo artístico. Pude participar por algumas vezes de um programa de entretenimento, e tive a honra de estar entre as páginas da Revista Evidência Gravataí Cachoeirinha  e do Jornal de Gravataí. Mas a política me disperta também um interesse de tamanha proporção. Acredito que o papel de um político é ser a voz e os olhos da sociedade. Como disse em minha redação, precisamos investir em educação, saúde, segurança, saneamento, gerar empregos de qualidade e qualificar os jovens para que eles sejam profissionais capacitados e que tenham um futuro de sucesso.

Os vereadores fazem um papel belíssimo aprovando leis e elaborando projetos em prol da sociedade.Hoje empossado Vereador do Futuro, me sinto honrado em estar envolvido cada vez mais com a política limpa e justa. Quero um futuro melhor para a cidade, os movimentos e atos políticos atuais renovaram a esperança da cidade e onde tem esperança, tem mudança. Precisamos combater a desigualdade social resgatando o respeito à vida e aos valores morais e éticos; moldar as futuras gerações para um raciocínio coletivo de desenvolvimento social e econômico sustentável. Hoje sou vereador do futuro, mas quem sabe amanhã, um futuro vereador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário