sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Filosofar?

Liberdade 

Ao falarmos, ou, pensarmos em liberdade sentimos uma amplitude grandiosa, que envolve essa palavra.É como nos sentíssemos flutuando, sem sentir nossos pés no chão.LIBERDADE, de ter nossas escolhas, de nos expressarmos, de opinarmos...Quando adolescentes nos sentimos "presos" e não vejamos á hora de ficarmos 'livres'. Mas precisamos refletir se é adequado ter total liberdade. Em minha concepção é um pouco perigoso.Muitos não sabem o limite de viver livre, pensam que podem fazer tudo o que querem e acham no poder de agir. Infelizmente alguns acham ter liberdade de tirar á vida de outros. Essa liberdade vem de onde? De casa? Da escola?. As vezes alguns pais dão total liberdade para seus filhos deixando-os fazer tudo o que deseja, quando adultos os mesmos podem achar que tudo o que faziam naquela idade, pode-se fazer na fase adulta. Não estou generalizando.Mas vamos parar e refletir. Existe liberdade na vida? O que é ser livre? Ser livre é poder fazer de tudo? O que é fazer tudo?Imediatamente, uma pergunta incorpora outra, e as vezes sem respostas adequadas.Muitos entregam sua liberdade. O principal fator é a liberdade de expressão, largar "mão" de suas opiniões, deixar de comentar um acontecimento, seja á favor, ou contra.CALAR-SE! Pensar que nossa opinião não vai fazer o mínimo valor, por que somos inferiores aos outros.Acredito que desde pequenos nossa liberdade já é subtraída, ter que ir á escola, fazer os deveres de casa, quando maiores, fazemos cursos, trabalhamos. E a liberdade de poder fazer várias coisas, de CURTIÇÃO (muitos acham que liberdade é isso), se sentir como pássaros sem rumos vai se tornando decrescente.Quando pequenos queremos liberdade, mas alguns seres humanos quando chegam na fase adulta querem voltar á infância que ainda está tão próxima.
O que leva uma pessoa á extair sua própria liberdade?
Há momentos em nossa vida que sofremos grandes mudanças, nosso pensamento flui em diversas dimensões. Não sabemos ao certo o que devemos fazer para solucionar nossos problemas pessoais.Temos alvedrio de tomar certas decisões. Ás vezes adotamos escolhas precipitadas.Ao depararmos com uma situação que não é cotidiana, mas que nós mesmos as criamos, ficamos de certa forma impacientes á fim de solucioná-la.Citando o caso Bruno, que era um jogador de futebol bem sucedido, que segundo os jornais teria mandado assassinar sua ex-amante Elisa Samudio, com quem á mesma diz ter um filho com o jogador. Também o caso Isabella Nardoni, pelo qual foi comprovado o homícidio da pequena menina , que foi torturada e depois arremessada do prédio por seu pai com ajuda de sua madrasta.Entrando no contexto liberdade. O que levou essas pessoas á tirarem a vida de outras sendo que as mesmas tinha ligações afetivas, e mesmo se não tivessem.Elas auto de aboliram, tirando sua liberdade e das que mataram.Pessoas que não sabem tomar certas decisões em sua vida e não sabem resolver de forma plausível as situações desagradáveis em nossa vida.LIBERDADE? Até que ponto ela chega?
"Da fama para á cadeia. Da tietagem para a decepção profunda"


Amizade

Acredito poder caracterizar amizade por algumas palavras: amor, confiança, sinceridade, companheirismo, carinho...As vezes tentamos recorrer á algumas maneiras de demonstrar nosso carinho á nossos melhores amigos.Como disse Aristóteles, pessoa boas gostam de pessoas boas, não convivemos com pessoas pelas quais não nos "fechamos" (não nos sentimos avontade), á personalidade de cada pessoas é única e algumas se assemelham entre si, tornando-se as mesmas amigos, apartir de um momento onde conhecemos á história de nosso conhecido, começamos á construir um vinculo de amizade. AMIGO não é aquele que diz: - Vá em frente. Mas sim aquele que diz: - Vou com você

Nenhum comentário:

Postar um comentário